Subprogramas a partir do Museu do Abade de Baçal

A Educação Estética e Artística na região de Bragança desenvolve subprogramas em parceria com diversas instituições culturais e acolhe e divulga outros projetos relevantes da sociedade civil, com o objetivo de promover as artes e a cultura no universo escolar.

  • Museu vai à escola

Através do Programa de Educação Estética e Artística o Museu cumpre o seu papel enquanto proporcionador de fruição, contemplação e diálogo com as obras de arte a partir das visitas dinamizadas, e proporciona experiências criativas (experimentação plástica) através de oficinas, tanto no Museu como na escola, com o Projeto “O Museu vai à Escola”, chegando indiretamente às famílias algumas experiências vividas com os Cadernos de Arte: Este Museu também é Meu.

 

  • BOOOM – A música e dança vão à escola

Em parceria com o Conservatório de Música e Dança de Bragança organizamos concertos de música numa turma de cada agrupamento escolar. A turma escolhida assiste a sete concertos entre os meses de novembro e maio.

Este subprograma teve o seu inicio no ano letivo de 2014/2015 e tem tido grande sucesso junto da comunidade escolar, culminando num último concerto para pais e filhos nos Jardins do MAB.

 

  • Música

Concertos nas Escolas com a finalidade dos alunos terem uma vivência musical plena, ao envolver o público em atividades e projetos que se traduzam em experiências musicais fortes. Os concertos são direcionados às escolas do pré-escolar, para crianças dos 3 aos 5 anos. Apresentação de distintos reportórios, do clássico ao rock, do jazz ao experimental, fundindo as bases para a compreensão da expressão musical e criar o gosto de “ouvir”.

 

  • Dança

Através do diálogo com o corpo, desenvolver a capacidade criativa e instrumentalizar o corpo para a improvisação e composição coreográfica, tendo em vista a apresentação de coreografias nos espaços culturais da cidade de Bragança.